ISENÇÃO
Lira pede reunião com Lula sobre fim do imposto de importação de até US$ 50
Lula se dispôs a se reunir com Lira para tratar do assuntoNa noite da quarta-feira (22), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), procurou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para solicitar uma reunião sobre o fim da isenção do imposto de importação para compras internacionais de até US$ 50. As informações são do site Metrópoles.
Em uma reunião ocorrida em fevereiro, Lula havia orientado Lira a ligar para o celular de Valmir sempre que quisesse falar diretamente com ele, sem intermediários. Fontes do Palácio do Planalto confirmam que Lula se mostrou disposto a se reunir com Lira para discutir o assunto. A expectativa é que o encontro aconteça ainda nesta quinta-feira (23).
A iniciativa de Lira busca atender demandas do setor varejista brasileiro, que alega enfrentar concorrência desleal de empresas estrangeiras, especialmente chinesas. O presidente da Câmara tem defendido a medida como uma forma de proteção ao comércio nacional.
Em 19 de março, Lira participou de um jantar com empresários do varejo organizado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Após o evento, ele recebeu um pequeno grupo do setor em sua residência oficial. Aliados de Lira informam que foi nessas reuniões que surgiu a ideia de incluir a proposta de acabar com a isenção para compras internacionais no projeto do Movimento pelo Empreendedorismo (Mover).