meio ambiente
Maceió é a 2ª cidade que mais reduziu perda de água potável no Brasil
Estudo divulgado pelo Trata Brasil foi elaborado a partir de dados públicosConforme dados recentemente divulgados pelo Instituto Trata Brasil, Maceió se posiciona como o segundo município brasileiro com maior sucesso na redução das perdas de água potável. O Ranking de Perdas 2024, apresentado na última quarta-feira (5), revela o avanço significativo da capital alagoana nesse quesito.
A pesquisa, baseada em informações públicas do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com ano-base em 2022, abrange uma análise abrangente do Brasil, suas macrorregiões, unidades federativas e os 100 municípios mais populosos do país, incluindo as capitais.
Maceió se destaca ao apresentar a segunda maior redução de perdas de água nos últimos cinco anos. Os dados apontam uma evolução de 25,13 pontos percentuais, resultando em um índice de perdas de água de apenas 36,05% em 2022, o que se aproxima da meta estabelecida para o ano de 2034.
O Instituto Trata Brasil (ITB) tem como principal objetivo promover avanços no saneamento básico e na preservação dos recursos hídricos no país. A análise realizada pelo ITB destaca o comprometimento e os esforços de Maceió na gestão eficiente dos recursos hídricos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população local e para a sustentabilidade ambiental.