DOE VIDA

Semana do Doador de Sangue: veja como doar em Alagoas

Ações simultâneas de doação acontecem das 8h às 16h em Maceió e no interior
Por Redação 10/06/2024 - 20:05

ACESSIBILIDADE

Carla Cleto / Ascom Sesau
Para se candidatar à doação, é necessário seguir os critérios técnicos do Ministério da Saúde
Para se candidatar à doação, é necessário seguir os critérios técnicos do Ministério da Saúde

Na próxima terça-feira, 11, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) dará início às comemorações da Semana Mundial do Doador de Sangue. Para marcar a ocasião, o Hemoal organizará duas coletas externas, tanto na capital quanto no interior do estado. Em Arapiraca, a coleta ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Praça Marques da Silva, no Centro. Simultaneamente, em Maceió, haverá coleta de sangue na sede da Justiça Federal de Alagoas (JFAL), na Avenida Menino Marcelo, no bairro Serraria, também no mesmo horário.

Ao se dirigir ao posto de doação de sangue, o voluntário deve ter em mãos um documento de identidade com foto e estar alimentado, preferindo alimentos leves e evitando os gordurosos. É importante também que o candidato não tenha ingerido bebidas alcoólicas, pois isso impede a doação de sangue.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é importante seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com as portarias ministeriais, os requisitos incluem ter peso mínimo de 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos e estar em bom estado de saúde.

Pessoas diagnosticadas com doenças como Chagas, AIDS, sífilis e hepatite após os 11 anos têm um impedimento permanente para doar sangue. Quanto às mulheres, a doação é proibida durante a gravidez ou amamentação, conforme as diretrizes do MS.

Por meio das ações itinerantes o Hemoal contribui para facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue. Ação que, paralelamente, contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro, visando abastecer as maternidades e hospitais públicos e filantrópicos de Alagoas.


Encontrou algum erro? Entre em contato