balanço

Alagoas registra mais de 10 mil tentativas de fraude de identidade em março

Total nacional foi de mais de 1 milhão de ocorrências detectadas
Por José Fernando Martins com Serasa 17/06/2024 - 10:49

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Fraudes de identidade acontecem quando golpistas roubam dados pessoais de terceiros e tentam se passar por eles
Fraudes de identidade acontecem quando golpistas roubam dados pessoais de terceiros e tentam se passar por eles

Em março, Alagoas registrou 10.778 tentativas de fraude de identidade, colocando o estado na sétima posição entre os estados do Nordeste, segundo dados da Serasa Experian. No total, foram 187.956 tentativas de fraude de identidade no Nordeste, detectadas graças a tecnologias antifraude que incluem verificação de dados cadastrais, documentos e biometria facial. A Bahia liderou o volume de diligências na região.

No âmbito nacional, foram registradas 1.064.803 tentativas de fraude de identidade em março, marcando um aumento de 24,3% em relação ao mesmo mês de 2023 e estabelecendo um recorde histórico para o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, iniciado em 2022. As fraudes de identidade ocorrem quando golpistas roubam dados pessoais e tentam se passar por outras pessoas para obter vantagens financeiras. O indicador detecta essas tentativas durante o onboarding, como na abertura de contas, pedidos de cartões, empréstimos e aluguel de carros.

"Com o evidente aumento dos casos, torna-se ainda mais necessário que as empresas se conscientizem da importância da proteção em camadas, que consiste em combinar diversas tecnologias de proteção para autenticar os usuários. Alguns exemplos envolvem autenticação do dispositivo, em caso de acesso via aplicativos e web, Liveness (prova de vida), biometria facial, geolocalização, entre outras, que podem ser personalizadas de acordo com o nicho de atuação e nível de maturidade do negócio”, explica Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

Entre os setores mais visados, "Bancos e Cartões" concentrou a maior parte das ocorrências, representando 50,9% das tentativas de fraude. O setor de "Telefonia" foi o menos afetado, com apenas 1,6% das ocorrências. Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os mais visados, com 35,8% das tentativas de fraude em março.


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