SEU BOLSO!

Receita inicia pagamento do 2° lote de restituição do Imposto de Renda

Lote contempla 49 mil alagoanos com mais de R$ 81 milhões
Por Tamara Albuquerque 27/06/2024 - 13:53

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Receita paga as restituições do 2º lote nesta sexta-feira
Receita paga as restituições do 2º lote nesta sexta-feira

A Receita Federal inicia nesta sexta-feira, 28, o pagamento do 2° lote de restituição do Imposto de Renda. Em Alagoas, 49.434 contribuintes serão contemplados com um valor total de crédito que ultrapassa os R$ 81 milhões. Os valores da restituição são depositados na conta bancária informada na declaração enviada pelo contribuinte. 

O primeiro lote foi liberado em 31 de maio e o segundo em 28 de junho. Os próximos pagamentos estão agendados para 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro. Esses detalhes garantem que todos os contribuintes possam se preparar adequadamente para receber suas restituições.

Mensalmente a Receita Federal recebe do Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. São incluídas de forma prioritária nesses lotes as pessoas acima de 80 anos, acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave, cuja maior fonte de renda seja o magistério, que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição e demais. Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.

A correção dos valores de restituição pela taxa Selic se inicia partir da data prevista para a entrega da declaração de rendimentos, nos termos do art. 16, da Lei nº 9.250/95. Caso você tenha ficado de fora da lista de contribuintes que irão receber neste segundo lote a restituição, é possível consultar a situação da sua restituição. Para isso, basta seguir este passo:
-Acesse o site da Receita Federal;
-Vá até a seção de restituição;
-Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
-Após os seus dados, você poderá ver o status da sua restituição, incluindo a data prevista de pagamento e quaisquer pendências existentes.


Encontrou algum erro? Entre em contato