SOLIDARIEDADE

Agosto Dourado: saiba como doar leite materno em Maceió

Há dois pontos de coleta na capital e doação também pode ser feita à domicilio
Por Redação 07/08/2024 - 21:56

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Doação de leite humano também pode ser feita em domicílio
Doação de leite humano também pode ser feita em domicílio

O “agosto dourado” é uma iniciativa que tem o objetivo de reforçar a importância da amamentação por meio de campanhas e iniciativas de conscientização. Em Maceió, uma das iniciativas é a doação de leite materno. A capital possui ao todo dois pontos de coleta.

Para ser uma doadora, é necessário estar em dia com os exames de HIV, sífilis, hepatite B e C, ambos podem ser realizados em postos de coleta. Além desses exames, a candidata deve estar com o hemograma atualizado, não estar fazendo uso de medicação, como antibióticos; e não ter fissuras mamárias. Com tudo regularizado, é realizado o cadastro das doadoras, para coleta domiciliar ou na própria unidade.

No caso de coleta domiciliar, a Secretaria de Saúde de Maceió realiza a coleta domiciliar de leite humano três vezes por semana para doadoras impossibilitadas de comparecer. Basta agendar pelo número (82) 99172-9344. O leite coletado é enviado ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, onde é pasteurizado e distribuído a recém-nascidos prematuros.

Confira os pontos de doação:

- Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes

- Unidade de Saúde da Família (USF) José Araújo, situada no Jacintinho.


Encontrou algum erro? Entre em contato