Alagoas
Banco do Nordeste apresenta apoio à inovação e tecnologia no Roga DX
Evento voltado à comunidade de tecnologia e inovação do Nordeste, começa nesta sexta-feira, 30O Banco do Nordeste (BNB) disponibiliza nesta sexta-feira, 30, linhas de crédito e diversas ações destinadas à comunidade de tecnologia e inovação, durante o evento Roga DX, que reúne membros desse ecossistema no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas, em Maceió. Na ocasião, o gestor Evandro Cassio, que integra o Hub de Inovação do Nordeste (Hubine), área do BNB responsável pela gestão da inovação da empresa, apresentará a atuação do banco para o desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e soluções inovadoras para a região.
“O Banco do Nordeste foi a primeira instituição financeira pública a criar um Hub de inovação. Por meio dessa área, o BNB desenvolve o ecossistema de inovação do Nordeste, promove capacitações, projetos de fomento a startups, cria protótipos de soluções digitais, além de promover o apoio creditício ao segmento, entre outras ações”, esclarece Evandro.
O Roga DX, realizado pela Roga Labs Desenvolvimento de Software, tem o objetivo de promover aprendizado, networking e inovação, e conta com o Banco do Nordeste como um dos patrocinadores. Em dois dias de evento, os realizadores esperam receber 2.300 pessoas, com uma programação que acontece em três palcos simultâneos, oferecendo mentorias, podcasts, palestras, painéis, exposições, coworking, competição de código, sorteios e distribuição de brindes.
Hubine
O Hubine está instalado em Fortaleza, Recife e Salvador, mas executa suas ações em toda a área de atuação do BNB (Nordeste parte de Minas Gerais e do Espírito Santo). Pela gestão da inovação, promove eventos como designer thinking e lançamentos de desafios de negócios, chegando a computar, por ano, uma média de 20 desafios de negócios inovadores realizados.
Além disso, participa da Lei do Bem, que permite a isenção fiscal para empresas que desenvolvem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, tendo apoiado, anualmente, cerca de 50 projetos. Por meio de ações de educação empreendedora, promove eventos que aceleram startups e estimulam, com premiação, o desenvolvimento do setor, bem como aproximam investidores dessas empresas que estão iniciando um negócio.
A área também contribui na divulgação das oportunidades de subvenção econômica, em parceria com demais áreas do banco, quando da realização de editais de apoio ao segmento de inovação. Já o apoio creditício é feito por meio de linhas de financiamento específicas, que utilizam recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), a exemplo do FNE Startup e do FNE Inovação, com condições especiais de crédito.