VEJA A LISTA

Nove municípios de AL solicitaram tropas federais para as eleições

Pleno deve iniciar os julgamentos dos pedidos nas sessões da próxima semana
Por Redação com assessoria 14/09/2024 - 16:01

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Eleitores vão às urnas no dia 6 de outubro para eleger prefeitos e vereadores
Eleitores vão às urnas no dia 6 de outubro para eleger prefeitos e vereadores

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu, até este sábado, 14, pedido de reforço das tropas federais para nove municípios. A medida tem como objetivo a preservação da segurança durante o processo eleitoral.

De acordo com o TRE/AL, já solicitaram o apoio da União as Prefeituras de Marechal Deodoro, Estrela de Alagoas, Pindoba, Teotônio Vilela, Junqueiro, Roteiro, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia. O Pleno deve iniciar os julgamentos dos pedidos nas sessões da próxima semana.

Antes de decidir acerca das solicitações, o Tribunal questiona ao governo de Alagoas se as forças policiais têm condições de garantir a segurança nas localidades. Só com a resposta é que o relator do pedido de tropas, sempre um desembargador eleitoral, elabora seu voto e o apresenta aos demais integrantes do Pleno.

Caso os desembargadores eleitorais decidam que é necessário o reforço federal na segurança das eleições municipais, o TRE/AL encaminha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a decisão e é o órgão superior quem tem a decisão final.

Os eleitores vão às urnas no dia 6 de outubro para eleger prefeitos e vereadores. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato a prefeito alcançar a maioria absoluta dos votos, haverá segundo turno para esse cargo no dia 27 de outubro.



Encontrou algum erro? Entre em contato