POLÍTICA
Deputado Rafael Brito confirma apoio à PEC que reduz jornada de trabalho
Medida está na fase de coleta de assinaturas na Câmara e precisa do aval de 171 deputadosO deputado federal Rafael Brito (MDB) voltou a defender nas redes sociais a proposta do fim da escala 6x1 de trabalho, cuja PEC de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL) já recebeu 1,3 milhão de assinaturas favoráveis na internet.
Brito assinou a Emenda à Constituição (PEC), assim como o deputado Paulão (PT), entendendo que a medida tem potencial de gerar ganhos para o trabalhador e para a economia. Brito lembra que a escala de 5x2 (5 dias de trabalho e 2 dias de folga) já é adotada em alguns países com resultados positivos para a melhoria do ambiente de trabalho, para a produtividade e qualidade de vida dos profissionais.
A medida está na fase de coleta de assinaturas e precisa do aval de 171 deputados, um terço do total. Porém, apenas 71 apoiaram o projeto até o momento.
A PEC tem o objetivo de acabar com a jornada 6x1 em que o funcionário trabalha durante seis dias na semana e folga apenas um. A configuração é muito comum em setores como o comércio e a indústria, mas é considerada exaustiva e abusiva por apoiadores do projeto.
A PEC visa mudar o trecho da Constituição que limita a carga de trabalho a oito horas diárias e 44 horas semanais para incluir outras possibilidades de distribuição do expediente, como a escala 4x3 ou 5x2.