Deficiência
Delmiro Gouveia fica sem água após acidente com retroescavadeira
Casal acredita que conserto de tubulação destruída por máquina seja concluído este sábado
O Ano Novo se aproxima, mas a população de Alagoas vivencia os mesmos problemas do passado. Um dos mais graves envolve a deficiência do sistema de abastecimento de água no estado. O sistema é frágil e problemas diversos suspende o abastecimento de cidades inteiras. Neste sábado, 28, quem sofre é a população de Delmiro Gouveia.
Segundo informações da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), uma máquina retroescavadeira usada por "terceiros" danificou, na sexta-feira (27), a adutora de água bruta do Sistema Salgado. Com isso, o abastecimento no município foi temporariamente suspenso.
A empresa diz que, tão logo tomou conhecimento da situação, enviou profissionais ao local para fazer o reparo da tubulação, que tem 450 milímetros de diâmetro e é responsável por conduzir a água bruta retirada do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água (ETA) situada em Delmiro.
A previsão da Casal é de que até o meio-dia deste sábado o serviço seja concluído. Com isso, a Casal voltará a repassar água tratada para a concessionária Águas do Sertão (ADS) distribuir aos moradores da cidade. Na zona rural, alguns povoados são abastecidos diretamente pela ADS, enquanto outros, pela Casal.