ESTIAGEM
Governo federal reconhece situação de emergência em Ouro Branco
Decisão foi oficializada por meio da Portaria nº 351, publicada no Diário Oficial da União![Município de Ouro Branco, no Sertão alagoano Município de Ouro Branco, no Sertão alagoano](https://img.dhost.cloud/yCVC1R9KTYc3o9ijTzCug3dofPg=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2021/02/Vistadeourobranco.jpg)
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta sexta-feira, 7, a situação de emergência em Ouro Branco, no interior de Alagoas, devido à estiagem.
A decisão foi oficializada por meio da Portaria nº 351, publicada no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, a prefeitura pode solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
Os recursos disponibilizados podem ser usados para a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene e dormitório. As solicitações devem ser feitas através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Atualmente, Alagoas possui 33 reconhecimentos federais de emergência, sendo 32 por estiagem e um por seca. O MIDR avalia os pedidos de apoio enviados pelos municípios e, após aprovação, publica portaria com os valores liberados no Diário Oficial da União.
A Defesa Civil Nacional oferece capacitações a distância para agentes municipais e estaduais sobre o uso do S2iD. Os cursos visam qualificar profissionais das três esferas de governo para aprimorar a resposta a desastres e a gestão de recursos emergenciais.