Oportunidades

Concursos: 2025 oferece vagas em diversos certames atrativos; confira

Instituições abrem oportunidades com bons salários e cargos diversos
Por ICL Notícias 20/02/2025 - 14:03
A- A+
Agencia Brasil
Alagoas registrou 30.911 inscritos no Concurso Público Nacional Unificado
Alagoas registrou 30.911 inscritos no Concurso Público Nacional Unificado

Neste início de ano, já há ao menos 15 concursos públicos, com editais abertos ou ainda não publicados, previstos para acontecer ao longo de 2025. Há vagas para técnicos, assistentes, pesquisadores, analistas de vários setores, como administrativo e judiciário, e ainda para médicos, engenheiros e outras profissões.

Um desses concursos é o da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que oferece 150 vagas, distribuídas entre carreiras que exigem nível médio ou superior. O governo federal também anunciou a realização de um novo concurso público para a Polícia Federal, com a oferta de mil vagas em 2025 e mais mil em 2026.

Também recentemente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou o edital do seu novo concurso público, com 460 vagas de analista, com salário inicial de até R$ 9,9 mil.

Concursos com editais publicados

Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)


No concurso da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), serão ofertadas 150 vagas. As inscrições são realizadas pelo Iades, de 25 de fevereiro a 16 de março. A Comissão tem unidades técnico-científicas (UTC) no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Recife, em Belo Horizonte, em Goiânia e em Poço de Caldas. Há cargos de analista em ciência e tecnologia, pesquisador, tecnologista e técnico (a única posição que não requer ensino superior).

Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)


A Superintendência de Seguros Privados (Susep) está com inscrições abertas para concurso com 75 vagas para o cargo de Analista Técnico (nível superior), com remuneração inicial de R$ 18.033,52. As inscrições ficarão abertas até 10 de março e devem ser realizadas pelo site do Cebraspe.

As provas objetivas e discursivas (ambas de caráter classificatório e eliminatório) estão planejadas para ocorrer em 08 de junho, em todas as capitais das Unidades da Federação. O edital traz vagas para Brasília e São Paulo.

Concursos ainda sem edital


Para 2025, há concursos autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mas que ainda não tem edital disponível. O prazo para divulgação do edital é de até seis meses após a publicação da portaria.

Polícia Federal


O concurso da PF prevê 1.000 vagas em 2025 e 1.000 em 2026. As vagas autorizadas para cinco cargos da Polícia Federal em 2025 são: 120 para o cargo de delegado; 69 para perito criminal federal; 630 vagas para agente; 160 para escrivão e 21 para papiloscopista.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)


Em portaria publicada em agosto do ano passado, há a previsão de 55 vagas para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os aprovados no concurso irão preencher o quadro pessoal de pesquisador e tecnologista do MCTI. Sete serão destinados a cargos para o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP); 19 para o Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA); e 29 para o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)


O concurso irá oferecer 20 vagas para o cargo de pesquisador. A Fundaj está há 18 anos sem concurso público.

Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)


O concurso oferecerá dez vagas distribuídas entre os cargos de analista em ciência e tecnologia, tecnologista e pesquisador. Todas requerem nível superior.

Fundação Biblioteca Nacional (FDN)


A autorização dada em agosto do ano passado, prevê 11 vagas para técnico em administração e 3 para analista em administração.

Comando da Marinha


O certame selecionará um juiz do Tribunal Marítimo.

Ministério da Saúde


A portaria destina 94 vagas para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia; 84 para o Instituto Nacional do Câncer (INCA); 75 para o Instituto Nacional de Cardiologia (INC); 38 para o Instituto Evandro Chagas (IEC); e 28 para o Centro Nacional de Primatas (CENP).

Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)


O Ibram abriu 13 vagas para analista e 15 para técnico em assuntos culturais. Ambos cargos precisam de ensino superior.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR)


Todas as vagas abertas (10, ao todo) para o MIDR são para engenheiros.

Polícia Federal (PF)


Uma outra portaria autoriza vagas na PF para agente administrativo (100), médico (35), assistente social (13), técnico em assuntos educacionais (10), contador (9), psicólogo (6), administrador (6), estatístico (4), contador (3), enfermeiro (3), técnico em comunicação social (3) farmacêutico (2), nutricionista (1). Desses, apenas o agente administrativo não requer ensino de nível superior. O edital deve ser publicado no portal oficial da Polícia Federal e do Governo Federal.

Instituto Benjamin Constant (IBC)


A portaria autoriza a disponibilização de 13 vagas para professor de ensino básico, técnico e tecnológico e uma vaga de analista de tecnologia da informação, além de uma vaga de técnico de tecnologia da informação, que não requer escolaridade com nível superior.

Ministério da Fazenda


As vagas estão distribuídas entre os cargos de nível superior: duas para arquitetos, três para engenheiro e 25 para contador.


Encontrou algum erro? Entre em contato