DINHEIRO PÚBLICO

Pilar suspende construção de Cristo de R$ 12 mi sem previsão de retomada

Local da obra está com mato e abandono, segundo moradores da região
Por Redação 17/04/2025 - 08:27
A- A+
Prefeitura de Pilar
O monumento terá 70 metros, superando os 52 do Cristo Rei da Polônia
O monumento terá 70 metros, superando os 52 do Cristo Rei da Polônia

A construção da estátua de Cristo em Pilar, iniciada em dezembro de 2022, foi interrompida com 20% concluída. A obra, orçada em R$ 12,5 milhões com entrega prevista até o fim de 2024, foi suspensa após reavaliação da fundação e da estrutura feita por engenheiros.

O monumento terá 70 metros, superando os 52 do Cristo Rei da Polônia. Ele seria o maior do mundo dedicado a Jesus. A prefeitura afirmou que a empresa responsável solicitou novos laudos, e técnicos do Cristo Redentor foram contratados para avaliação. A Plataforma Engenharia, responsável pela execução, não se manifestou.

Ainda sem cronograma detalhado, a prefeitura espera retomar a obra até a metade do ano. Enquanto isso, segue usando a imagem do Cristo em publicações oficiais. O local da obra está com mato e abandono, segundo moradores da região.

O monumento será erguido no Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto e terá elevador até um mirante de vidro, no coração da estátua. A escultura, de 3 mil toneladas, é assinada por Markus Moura, também responsável pelo Cristo Protetor, no Rio Grande do Sul.

Em outubro de 2024, o escultor informou que a cabeça da estátua de Pilar tinha cerca de 11 metros. O Ministério Público de Alagoas afirmou que, após questionamento, notificará a prefeitura para solicitar explicações sobre o andamento da construção.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato