MACEIÓ
Moradores em situação de risco recebem assistência da Defesa Civil
O auxílio-moradia é destinado a famílias com filhos residentes em Maceió
A Diretoria Social da Defesa Civil de Maceió é responsável por prestar apoio às famílias que precisam deixar suas residências após a interdição de imóveis por risco de deslizamentos, desabamentos, inundações ou alagamentos. A atuação ocorre após avaliação técnica da equipe operacional da Defesa Civil Municipal.
A equipe de psicólogos e assistentes sociais faz a escuta qualificada do morador que precisa ir para um local seguro e encaminha para as políticas sociais. Um dos principais benefícios oferecidos é o auxílio-moradia, também conhecido como aluguel social.
De acordo com a Diretora Social da Defesa Civil Municipal, Sheila Ferro, o acolhimento é essencial para as famílias que precisam sair de suas casas, tendo perdas materiais ou não, por estarem fragilizadas. A atuação da equipe de psicólogos e assistentes sociais visa minimizar os impactos sociais, além de perdas materiais quando a estrutura física do imóvel é danificada.
A atuação da Diretoria Social da Defesa Civil de Maceió garante a proteção e a dignidade de famílias em situações de emergência com suporte psicossocial e encaminhamentos para programas socioassistenciais como o auxílio-moradia, por exemplo.