DEBATE
Cartórios de Notas de Alagoas debatem implantação de serviços eletrônicos
Debate terá a presença de autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo
A capital alagoana recebe nesta sexta-feira, 25, o Encontro Notarial do Nordeste. O evento reúne tabeliães de notas de Alagoas e de outros oito estados do Nordeste com o objetivo de discutir a ampliação da prática de atos notariais eletrônicos.
O encontro conta com a presença de autoridades como o prefeito de Maceió, JHC, os desembargadores Fábio Bittencourt (presidente do TJ/AL) e Celyrio Adamastor (corregedor-geral), senadores, deputados, representantes do Ministério Público, da OAB e da sociedade civil.
A iniciativa é do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), que representa os tabeliães de todo o país. A proposta é debater o uso da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), que permite a realização online de escrituras de compra e venda, divórcios, testamentos, doações, união estável, procurações, entre outros atos.
O evento também marca a refundação do Colégio Notarial do Brasil – Seção Alagoas (CNB/AL), que passa a representar os cartórios extrajudiciais do estado após o 1º Concurso Público de Notas em Alagoas.
Segundo Milena Guerreiro, nova presidente do CNB/AL e tabeliã em Coruripe, a entidade vai atuar no aprimoramento dos serviços notariais. Ela destaca que a atividade é essencial para garantir segurança jurídica em atos de pessoas e empresas.
Além da oficina sobre atos digitais, serão discutidos temas como “Sucessões e Inventários”, com foco na Resolução nº 35 do CNJ, “Novas Atribuições Notariais” como o Marco das Garantias e Escrow Account, e “Novas Modalidades de Atas Notariais”.