Economia
Prefeito JHC anuncia aumento de 5% para servidores municipais
Percentual previsto está acima da inflação; projeto será encaminhado para a Câmara
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas , o JHC, anunciou nesta terça-feira, 20, que está encaminhando à Câmara Municipal o projeto de reajuste salarial para os servidores municipais ativos e inativos. A informação foi veiculada em vídeo nas redes sociais, onde o prefeito confirmou percentual de 5% para aumento dos salários, acima da inflação.
Ao todo, será concedido 5% de recomposição salarial, aumento acima da inflação, que deve ser aplicado de forma linear e dividido em duas parcelas de 2,5%, sendo a primeira em maio de 2025 e a segunda em outubro de 2025. Os efeitos jurídicos da Lei que estabelece o reajuste se estendem aos proventos de aposentadoria e às pensões que contemplem a regra da paridade.
Na Câmara, o projeto será submetido a uma análise jurídica para conferir a legalidade, análise por comissões e, por fim, votação em plenário. Se aprovado, vai para sanção ou veto do prefeito. Se o projeto for rejeitado na Câmara, uma nova proposta sobre o mesmo assunto só pode ser apresentada no ano seguinte.
JHC falou sobre valorização dos servidores públicos e disse que, desde que assumiu a gestão, em 2021, já implantou 26% de aumento para os servidores e 32% para os professores da rede pública.
Na última sexta-feira,16, o governador Paulo Dantas também anunciou que enviaria à Assembleia Legislativa de Alagoas a proposta de reajuste salarial de 4,83% para os servidores públicos estaduais, ativos e inativos.
O percentual corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre janeiro e dezembro de 2024, calculado pelo IBGE. Deputados da base da governo anunciaram que fariam esforço para acelerar o trâmite do processo na Casa com intuito do reajuste ser aplicado na folha salarial de maio.