Região Metropolitana
Nível da Lagoa Manguaba sobe e ameaça piorar inundações no Pilar
Município apresenta situação precária e de isolamento com chuvas
O município de Pilar tem sido um dos mais castigados pelas chuvas que caem no estado desde a última sexta-feira, 16. O volume demasiado das águas e a situação precária do sistema de escoamento deixam pontos alagados e perigosos desde a entrada da cidade, na rodovia BR-316, dificultando o tráfico de veículos e exigindo dos condutores atenção dobrada para evitar acidentes. Se o volume de chuvas não diminuir, a cidade pode ficar isolada.
Segundo a Defesa Civil do município, os alagamentos são resultado do retorno de água pelos bueiros, provocado pelo alto volume de chuvas que sobrecarregou o sistema de drenagem. Inúmeras ruas estão tomadas pelas águas, mas a maior preocupação ainda é com o que pode ocorrer, caso a Lagoa Manguaba transborde. A lagoa está com nível subindo de forma incessante por causa da chegada de água vinda pelo Rio Paraíba. A situação está sendo monitorada em tempo real e assusta moradores locais.
Equipes da gestão estão orientando os moradores das margens da lagoa a procurarem locais seguros. No final de semana, foram prestados atendimento a mais de 35 famílias afetadas pelas chuvas na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Pilar, 86 pessoas (24 famílias) permaneceram em suas residências após receberem apoio;
11 pessoas (4 famílias) estão desalojadas e foram acolhidas em casas de parentes e 24 pessoas (9 famílias) estão em abrigos temporários disponibilizados pelo município.