TV Cidadã Alagoas
Presidente do TCU alerta governo federal sobre impactos da renúncia fiscal
Vital do Rêgo cita renúncia de R$ 600 bilhões no orçamento público por meio de receitas não cobradasO presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, fez um alerta ao Governo Federal quanto aos riscos fiscais e sociais associados às renúncias tributárias. Em entrevista ao programa TC News, da TV Cidadã Alagoas (canal 35.2), o ministro abordou temas centrais da sua gestão à frente da Corte e o relacionamento com os Poderes da República.
Durante a conversa, o ministro destacou a crescente ampliação dos setores beneficiados por isenções fiscais e seus impactos diretos sobre a arrecadação e a capacidade de investimento do Governo.
“O Brasil, ao longo dos últimos anos, vem ampliando gradativamente o número de setores contemplados com renúncias fiscais. Isso significa que o governo deixa de arrecadar. E, ao deixar de arrecadar, compromete sua capacidade de cumprir obrigações fundamentais, como saúde, educação, infraestrutura, entre outras. São cerca de R$ 600 bilhões ao ano que deixam de ingressar no orçamento público por meio de receitas tributárias não cobradas e outros tipos de receitas”, afirmou o presidente do TCU.
A entrevista completa está disponível na programação da TV Cidadã Alagoas (canal 35.2) e no YouTube, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=8DsOfFBpRvw&t=1s