TV Cidadã Alagoas

Presidente do TCU alerta governo federal sobre impactos da renúncia fiscal

Vital do Rêgo cita renúncia de R$ 600 bilhões no orçamento público por meio de receitas não cobradas
Por Redação 11/07/2025 - 10:31
A- A+

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, fez um alerta ao Governo Federal quanto aos riscos fiscais e sociais associados às renúncias tributárias. Em entrevista ao programa TC News, da TV Cidadã Alagoas (canal 35.2), o ministro abordou temas centrais da sua gestão à frente da Corte e o relacionamento com os Poderes da República.

Durante a conversa, o ministro destacou a crescente ampliação dos setores beneficiados por isenções fiscais e seus impactos diretos sobre a arrecadação e a capacidade de investimento do Governo.

“O Brasil, ao longo dos últimos anos, vem ampliando gradativamente o número de setores contemplados com renúncias fiscais. Isso significa que o governo deixa de arrecadar. E, ao deixar de arrecadar, compromete sua capacidade de cumprir obrigações fundamentais, como saúde, educação, infraestrutura, entre outras. São cerca de R$ 600 bilhões ao ano que deixam de ingressar no orçamento público por meio de receitas tributárias não cobradas e outros tipos de receitas”, afirmou o presidente do TCU.

A entrevista completa está disponível na programação da TV Cidadã Alagoas (canal 35.2) e no YouTube, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=8DsOfFBpRvw&t=1s


Encontrou algum erro? Entre em contato