SAÚDE

Hemoal alcança aumento de 25% nas doações de sangue no primeiro semestre

Entre janeiro a junho de 2025 foram registradas 20.295 doações de sangue
Por Assessoria 28/07/2025 - 14:26
A- A+
Assessoria
Do total de doações voluntárias de sangue recebidas, 12.601 foram captadas pelas Unidades de Maceió
Do total de doações voluntárias de sangue recebidas, 12.601 foram captadas pelas Unidades de Maceió

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registrou, no primeiro semestre deste ano, 20.295 doações voluntárias de sangue, conforme dados divulgados pela Hemorrede Pública de Alagoas nesta segunda-feira, 28, O número representa um crescimento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram recebidas 16.246 doações sanguíneas nas unidades de Arapiraca e Maceió, bem como nos municípios onde ocorreram coletas externas.

Das 20.295 doações de sangue recebidas pelo Hemoal entre janeiro e junho deste ano, 12.601 ocorreram nas unidades Trapiche, Via Expressa e Farol do Hemoal Maceió, além das coletas externas realizadas na capital alagoana, na Zona da Mata, litorais Norte e Sul e Vale do Paraíba. Já as demais 7.694 bolsas de sangue coletadas ocorreram na Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca e nas coletas itinerantes promovidas no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

O crescimento, conforme a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, é fruto da intensificação da divulgação do Hemoal na imprensa, site oficial e redes sociais, bem como na realização das coletas externas de sangue agendadas pelo Núcleo de Captação de Doadores de Sangue. “Para isso, criamos o programa Hemoal no Seu Município, onde intensificamos as ações itinerantes para captar mais doadores de sangue”, frisa a gestora do hemocentro alagoano.

Constatação

Entre os voluntários que contribuíram para que o Hemoal aumentasse em 25% o número de doações de sangue recebidas no primeiro semestre deste ano, está o segurança André Siqueira. Doador fidelizado do hemocentro alagoano, ele não só pratica o gesto voluntário, como incentiva outras pessoas a se candidatar à doação sanguínea de forma lúdica.


Encontrou algum erro? Entre em contato