SAÚDE
Hemoal alcança aumento de 25% nas doações de sangue no primeiro semestre
Entre janeiro a junho de 2025 foram registradas 20.295 doações de sangue
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registrou, no primeiro semestre deste ano, 20.295 doações voluntárias de sangue, conforme dados divulgados pela Hemorrede Pública de Alagoas nesta segunda-feira, 28, O número representa um crescimento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram recebidas 16.246 doações sanguíneas nas unidades de Arapiraca e Maceió, bem como nos municípios onde ocorreram coletas externas.
Das 20.295 doações de sangue recebidas pelo Hemoal entre janeiro e junho deste ano, 12.601 ocorreram nas unidades Trapiche, Via Expressa e Farol do Hemoal Maceió, além das coletas externas realizadas na capital alagoana, na Zona da Mata, litorais Norte e Sul e Vale do Paraíba. Já as demais 7.694 bolsas de sangue coletadas ocorreram na Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca e nas coletas itinerantes promovidas no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
O crescimento, conforme a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, é fruto da intensificação da divulgação do Hemoal na imprensa, site oficial e redes sociais, bem como na realização das coletas externas de sangue agendadas pelo Núcleo de Captação de Doadores de Sangue. “Para isso, criamos o programa Hemoal no Seu Município, onde intensificamos as ações itinerantes para captar mais doadores de sangue”, frisa a gestora do hemocentro alagoano.
Constatação
Entre os voluntários que contribuíram para que o Hemoal aumentasse em 25% o número de doações de sangue recebidas no primeiro semestre deste ano, está o segurança André Siqueira. Doador fidelizado do hemocentro alagoano, ele não só pratica o gesto voluntário, como incentiva outras pessoas a se candidatar à doação sanguínea de forma lúdica.