SEU BOLSO!
Imposto de Renda: Receita libera restituição esta semana; veja a data
Lote 3º vai contemplar 7,2 milhões de contribuintes com crédito bancário de R$ 10 bilhões
A Receita Federal libera nesta próxima quinta-feira, dia 31, o pagamento das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 relativo ao 3° lote. A consulta para o contribuinte conferir se será contemplado está aberta desde o dia 24.
O 3º lote de restituição vai devolver o tributo para 7,2 milhões de contribuintes com um crédito bancário total de R$ 10 bilhões, o que corresponde a 15.988 restituições para idosos acima de 80 anos, 83.575 para contribuintes entre 60 e 79 anos, 11.298 para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 35.315 para pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, 6.316.894 restituições no 3º lote serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas ainda 755.978 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Para fazer a consulta e saber se a restituição está neste lote é só acessar gov.br/receitafederal e clicar no Meu Imposto de Renda ou ir no aplicativo disponível para celulares e tablets. Na consulta é possível ainda saber se há alguma pendência na declaração e fazer a retificação
O calendário de restituição para o ano de 2025 foi elaborado para proporcionar previsibilidade aos contribuintes quanto aos recebimentos. O cronograma foi estabelecido da seguinte forma:
1º lote: 30 de maio (já depositado)
2º lote: 30 de junho (já depositado)
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Cada lote é liberado mensalmente, permitindo uma distribuição equilibrada dos recursos ao longo do ano fiscal. A liberação dos lotes é realizada de forma automática, respeitando a ordem de prioridade estabelecida, e vinculada às informações que cada contribuinte apresentou em sua declaração de imposto de renda.