Caso Braskem

Audiência vai apresentar relatório inédito sobre subsidência em Maceió

Evento organizado pela Defensoria está aberta à população na sexta-feira
Por Tamara Albuquerque 05/08/2025 - 14:47
A- A+
Assessoria
Defensoria Pública de Alagoas
Defensoria Pública de Alagoas

A população de Maceió terá acesso aberto a um relatório técnico-científico inédito sobre o fenômeno de subsidência que destruiu cinco bairros em Maceió, construído de forma independente por um grupo composto por cientistas nacionais e internacionais, com alta qualificação acadêmica e atuação em instituições de excelência.

O relatório será apresentado em audiência pública na próxima sexta-feira,8, às 100 horas, no auditório do Cesmac, em Maceió. O convite para participação e a audiência é da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, através do Núcleo de Proteção Coletiva. 

Segundo os organizadores, o relatório foi elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), University of Leipzig, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Leibniz University Hannover e, inclusive, por pesquisador da GFZ – Helmholtz Centre for Geosciences.

A pesquisa teve início em fevereiro de 2025, estimulada pelo Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria, que articulou a cooperação técnica e requisitou os dados oficiais da Defesa Civil de Maceió, utilizados na análise. O estudo combina levantamentos de campo e dados públicos, resultando em um trabalho de elevado rigor científico e independência metodológica, seguindo padrões reconhecidos internacionalmente, segundo garante a Defensoria.

A apresentação pública será conduzida por um representante do grupo de pesquisadores, com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e representantes das vítimas e da sociedade civil. Este é um momento fundamental de escuta e participação social.

Espera-se que representantes dos órgãos públicos e envolvidos na questão, especialmente os que discordam sobre os efeitos da subsidência em áreas atualmente não consideradas de risco, compareçam à audiência e possam discutir os dados que serão apresentados.


Encontrou algum erro? Entre em contato