POLÍTICA
Prefeitura de Pilar chama de “doação” emenda de Lira paga com verba pública
Imagens que circulam na internet mostram veículo com adesivo atribuindo doação a deputado
Imagens que circulam nas redes sociais mostram serviços de manutenção sendo realizados no trevo da cidade do Pilar, em Alagoas, e chamam a atenção por exibir um carro-cesto com o adesivo “veículo doado por Arthur Lira”.
A publicação gerou questionamentos já que deputados federais não fazem doações diretas de bens a municípios. O que existe, legalmente, são repasses feitos por meio de emendas parlamentares.
Emendas parlamentares são propostas feitas por deputados e senadores que permitem que os parlamentares direcionem recursos para projetos específicos em suas bases eleitorais ou para áreas de interesse público. As emendas podem ser individuais, de bancada ou de comissão, e algumas são de execução obrigatória (impositivas).
Ao EXTRA, a assessoria de comunicação da prefeitura de Pilar confirmou que o carro-cesto não foi uma doação direta, mas sim adquirido com verba de emenda, entregue na inauguração do museu da cidade.
Ainda segundo a assessoria, o veículo deveria ter sido adesivado apenas para o dia do evento de entrega.
Nota
A Prefeitura de Pilar esclarece que não procede a informação divulgada em vídeo que circula nas redes sociais sobre uma suposta doação direta de materiais pelo deputado federal Arthur Lira para serviços realizados no trevo de acesso ao município.
O carro-cesto utilizado na ação foi adquirido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), que, por sua vez, realizou a doação do equipamento ao município de Pilar. Portanto, trata-se de um processo legal e institucional, não de uma doação direta.
O equipamento foi oficialmente entregue à Prefeitura no último dia 21 de julho, em solenidade realizada em Pilar, ocasião em que foi plotado apenas com identificação institucional para o ato de entrega.