economia
Governo de Alagoas determina prioridade do uso de etanol na frota oficial
Decreto estabelece metas anuais para substituir gasolina pelo biocombustível
Os veículos da frota oficial do Governo de Alagoas, incluindo os de autarquias e fundações, deverão ser abastecidos prioritariamente com etanol, sempre que forem modelos flex ou adaptados para operar com o biocombustível. A determinação consta no Decreto 104.174, publicado em 8 de setembro.
O decreto visa promover a substituição gradual da gasolina pelo etanol e integra ações voltadas à transição energética e à redução da dependência de combustíveis fósseis em Alagoas.
Ainda segundo o texto, a medida também busca incentivar a produção agrícola local, "fortalecer a bioeconomia e consolidar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e do etanol no estado".
Metas anuais foram definidas para o percentual mínimo de etanol sobre o total de combustível consumido pela frota: 5% no primeiro ano; 8% no segundo; 12% no terceiro; 15% no quarto; 25% no quinto; e 30% no sexto ano.
A Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) ficará responsável por fiscalizar o cumprimento das metas, podendo solicitar relatórios de abastecimento das frotas.