Emancipação Política

Desfile Cívico celebra 208 anos de Alagoas e homenageia Nise da Silveira

Mais de 2.200 estudantes desfilam na Avenida da Paz, em Maceió
Por Agência Alagoas 15/09/2025 - 14:58
A- A+
Alexandre Teixeira / Ascom Seduc
Desfile terá como tema central os 120 anos de Nise da Silveira
Desfile terá como tema central os 120 anos de Nise da Silveira

Alagoas celebra os 208 anos de sua Emancipação Política com o tradicional Desfile Cívico Estudantil, que acontecerá nesta terça-feira, 16, em Maceió. O evento, com concentração a partir das 12h e início previsto para às 15h, na Avenida da Paz, em Jaraguá, reunirá cerca de 2.200 estudantes da rede pública para reforçar o sentimento de pertencimento e identidade cultural do povo alagoano.

Neste ano, o desfile terá como tema central “120 anos de Nise da Silveira: Um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”, uma homenagem à renomada psiquiatra alagoana que revolucionou o tratamento da saúde mental no Brasil. A escolha do tema destaca a importância do conhecimento e da sensibilidade na formação dos estudantes e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A celebração contará com 32 pelotões, formados por bandas fanfarras estaduais e municipais, além da Banda da Polícia Militar e da Banda Filarmônica Santa Cecília. Os estudantes abordarão subtemas relacionados à vida e ao legado de Nise da Silveira. A expectativa é que o evento atraia um público de cerca de 10 mil pessoas.

Apoio e Logística

Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, o desfile contará com o apoio de um grande efetivo de órgãos públicos. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT) farão interdições a partir do meio-dia em pontos estratégicos, como a entrada do Cais do Porto e a região próxima ao Posto Shell.

O público poderá contar com o apoio de mais de 300 agentes de segurança e saúde, incluindo a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Samu e equipes da Seduc, que disponibilizará arquibancadas e banheiros químicos.



Encontrou algum erro? Entre em contato