Cenário Literário

Tatiana Magalhães lança “O Suicídio das Borboletas” nesta terça-feira

O livro de crônicas e autoficções marca a estreia da autora
Por Assessoria 04/11/2025 - 20:09
A- A+
Jul Sousa
Em “O Suicídio das Borboletas”, Tatiana Magalhães revela escrita sensível e olhar onírico sobre o cotidiano
Em “O Suicídio das Borboletas”, Tatiana Magalhães revela escrita sensível e olhar onírico sobre o cotidiano

O selo multiplataforma e editora Loitxa Lab apresenta “O Suicídio das Borboletas”, livro de estreia de Tatiana Magalhães, escritora recifense radicada na cidade de Maceió, professora e doutora em Letras. A obra será lançada oficialmente durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

“O Suícidio das Borboletas”, reúne quatorze textos situados entre a crônica e a autoficção. O processo criativo da autora nasce da intuição: frases, memórias e observações que despertam sentidos além do imediato. Só depois ela trabalha os materiais soltos, percebendo como palavras, sons e imagens se encontram.

A partir de escritos de diferentes momentos da vida, a autora buscou uma unidade que atravessasse voos, quedas e recomeços, criando uma obra em que a memória se transforma em metáfora e a reflexão sobre amor, vida, morte e reinvenção surge de forma onírica e simbólica, conduzindo o leitor a uma experiência literária sensível e reflexiva sobre a existência humana.

Movida pela fabulação, a dimensão reflexiva surge naturalmente na escrita de Tatiana e sobre o ímpeto criativo ela explica: “A ideia que trago na obra é que tudo está em transformação, no limite de ser outra coisa. Tudo tem mais profundidade e movimento do que aparenta. Eu tento fugir de uma visão imediatista do mundo.”

“Como pessoa que ensina e estuda a linguagem, entendo que a metáfora é constituinte do funcionamento da língua, como é da vida. Eu sou, astrologicamente falando, uma pessoa de fogo e terra. Queria um livro de água e ar, que fluísse e se dissipasse, que fosse corrente e etéreo, que recompusesse o tempo das coisas”, completa Tatiana Magalhães.

O livro terá estreia especial dentro da programação 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. No dia 04 de novembro, às 19h, acontece uma sessão de autógrafos no estande da Livraria Novo Jardim. Já no dia 07 de novembro, às 17h, o Espaço Sesc Alagoas (Sala Pajuçara) recebe lançamento oficial da obra, seguido de um bate-papo com Tatiana Magalhães.


Encontrou algum erro? Entre em contato