PÃO DE AÇÚCAR

AL: Ilha do Ferro é tema de questão do Enem por destaque na arte popular

Enunciado citou a atividade criativa dos moradores que utilizam madeira para produzir esculturas
Por Bruno Fernandes 10/11/2025 - 10:37
A- A+
Marta Moura
Ilha do Ferro é tema de questão do Enem por destaque na arte popular
Ilha do Ferro é tema de questão do Enem por destaque na arte popular

A Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, foi citada no Enem neste domingo, 9, em pergunta sobre produção artística local e relação da cultura popular com identidade regional.

A questão do primeiro dia do exame abordou o processo de ressignificação dos galhos de madeira, matéria-prima utilizada pelos artesãos da Ilha do Ferro, além de mostrar a localização do povoado, localizado às margens do Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe.

caderno verde de Linguagens informou que o povoado fica às margens do Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe

O trabalho realizado no povoado é reconhecido nacionalmente por suas criações originais que têm conquistado espaço em galerias e mostras de arte em várias partes do Brasil. Uma foto da jornalista alagoana Nide Lins também apareceu na prova, com registro de manifestações culturais de Alagoas.

“A Ilha do Ferro ganhou o mundo não só pelo atrativo paisagístico, com a beleza que se acentua com as águas do rio São Francisco, mas por uma produção manual que leva cores, histórias e que representa uma das mais diferentes expressões da arte popular brasileira, uma arte exprimida pelo povo local", explica Marta Moura, jornalista e pesquisadora em arte e cultura popular alagoana.

Yang, artesão conhecido por fazer essas peças chamadas “bailarinas” - Foto: Marta Moura

A comunidade reúne artistas que produzem bancos, bonecos, pássaros, cobras e outras peças com madeira de imburana e espécies da região.

Alagoanos no Enem

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelamq que 96.488 estudantes alagoanos se inscreveram no Enem. No total, mais de 4,8 milhões de pessoas participarão do exame em todo o país.

Entre os participantes do estado, 31.560 alunos da rede pública tiveram inscrições pré-preenchidas e 29.299 confirmaram presença, o que representa 92,84% de adesão. Além disso, 69.410 participantes foram isentos da taxa de inscrição, enquanto 27.078 realizaram o pagamento, segundo o levantamento.


Encontrou algum erro? Entre em contato