Projeto de Lei
Dantas anuncia bonificação de R$ 90 milhões para servidores da Educação
Salário extra é por reconhecimento à adesão na aplicação das provas do Saeb
O governador Paulo Dantas anunciou na terça-feira, 16, o pagamento de bonificação para servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em reconhecimento à adesão e participação da rede estadual de ensino na aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre o final de outubro e começo de novembro.
O projeto de lei sobre a bonificação será encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação.
Em vídeo postado em suas redes sociais, Dantas adianta que serão R$ 90 milhões pagos aos mais 20 mil servidores da pasta, o que representa uma folha salarial extra pelo empenho da categoria para o crescimento da participação da Rede Estadual de Ensino na prova, que é um dos itens que compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Saímos de 74% de participação na prova SAEB de 2023 e ampliamos para quase 99% em 2025. E, por essa razão, ainda este ano, queremos pagar mais uma folha, mais um salário para os servidores da Educação. Tenho certeza de que os deputados e deputadas vão aprovar o PL para que possamos efetuar o pagamento ainda este ano”, adiantou o governador.
Promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova Saeb foi aplicada para 6,5 milhões de estudantes brasileiros entre o final de outubro e começo de novembro. A avaliação mediu a proficiência em língua portuguesa e matemática de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e particulares.
Pela Rede Estadual de Alagoas, mais de 36 mil estudantes participaram das provas, o que significa uma adesão de quase 99% dos estudantes da Rede Estadual de Ensino.



