QUEDA

Sesau registra redução nos casos de dengue e zika em 2025

Indicadores de dengue tiveram uma diminuição de 55,6% na comparação com 2024
Por Assessoria 15/01/2026 - 11:07
A- A+
Assessoria
Combate a dengue
Combate a dengue

Em 2025, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou uma redução na quantidade de casos registrados de dengue e zika, arboviroses que mais acometem os seres humanos. A queda foi comprovada após a análise completa dos dados de Alagoas referentes ao ano passado e mediante a comparação com os indicadores obtidos em 2024.

Conforme os dados da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa) da Sesau, Alagoas registrou 7.955 casos prováveis de dengue em 2025, o que representa uma queda de 55,6% na comparação com 2024. Ainda no balanço do ano passado, foram notificados dois óbitos causados pela doença no estado.

Outro indicador que também apresentou uma redução foi o de zika. Foram totalizados 68 casos prováveis em Alagoas durante o ano passado, representando uma queda de 1,4% em relação a 2024. Ao todo, três gestantes foram diagnosticadas com a doença em Alagoas e nenhum óbito pelo vírus foi registrado.

Apesar dessas reduções, o coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau, Clarício Bugarim, salienta sobre a importância da população manter as medidas preventivas contra a proliferação das arboviroses em Alagoas.

“A redução dos casos de dengue e zika em Alagoas em 2025 é a prova de que o trabalho integrado dá resultado. O fortalecimento das ações de controle do Aedes aegypti, aliado à mudança de hábitos dentro de casa e a participação ativa das comunidades, tem sido fundamental para proteger a nossa população. Cada recipiente eliminado, cada quintal cuidado e cada atitude de prevenção representam vidas preservadas”, frisou Clarício.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato