meio ambiente

Açude de águas pluviais registra mortandade de peixes no Benedito Bentes

Moradores denunciam vazamento de esgoto no local e faz apelo por ação de órgãos públicos
Reprodução/TV Pajuçara
Peixes mortos nas margens do açude no Benedito Bentes
Peixes mortos nas margens do açude no Benedito Bentes

Um possível vazamento de esgoto pode ser a causa da mortandade de peixes observada num açude do bairro Benedito Bentes, em Maceió. Moradores da Alameda Pajuçara fizeram a denúncia à mídia local, após relatos de que a água estaria contaminada por esgoto.

Os moradores informam que a presença de peixes mortos no açude ocorre desde a semana passada, impedindo a comunidade de usar o local como área de lazer e pesca. O açude funciona como um reservatório de águas pluviais da região e, ao longo dos anos, também passou a ser utilizado pela população para pesca. Com a situação atual, o espaço teria se tornado impróprio para esse uso.

A poluição teria relação com falhas no sistema de esgotamento sanitário de conjuntos habitacionais próximos, o que teria permitido o despejo de resíduos na água do reservatório. A suspeita é de que a contaminação tenha provocado o desequilíbrio ambiental na área.

Além da possível contaminação, moradores também apontam a proliferação de vegetação aquática, conhecida como baronesa, que teria se espalhado pelo açude. O crescimento descontrolado da planta é apontado como um dos fatores que podem ter contribuído para a redução de oxigênio na água e, consequentemente, para a morte dos peixes.

Os moradores afirmam ainda que cobram providências há mais de um ano, mas que até o momento não houve solução definitiva para o problema.

O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) informou que vai enviar uma equipe ao local para apurar a denúncia de possível vazamento de esgoto e verificar as condições ambientais do reservatório.


Encontrou algum erro? Entre em contato