POLÍCIA FEDERAL

Ex-ministro Milton Ribeiro é preso acusado de corrupção

Operação tem o objetivo de investigar a prática de tráfico de influência e corrupção
Por Bruno Fernandes com agências 22/06/2022 - 12:03

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Milton Ribeiro
Milton Ribeiro

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso preventivamente nesta quarta-feira, 26, em Santos, litoral paulista. O mandado é resultado da operação “Acesso Pago” da Polícia Federal e cita crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.relacionadas_esquerda

Além do ministro, os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, apontados como lobistas que atuavam no MEC. Santos e Moura também foram presos.

Segundo a PF, a operação tem o objetivo de investigar a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). As informações são da CNN.

“O crime de tráfico de influência está previsto no artigo 332 do Código Penal, com pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão. São investigados também fatos tipificados como crime de corrupção passiva (2 a 12 anos de reclusão), prevaricação (3 meses a 1 ano de detenção) e advocacia administrativa (1 a 3 meses), todos previstos no Código Penal”, informou a PF.

O mandado, assinado pelo juiz federal Renato Borelli, determina que Ribeiro seja levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A audiência de custódia deve ser amanhã pela manhã.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato