ECONOMIA
13º salário do INSS: Lula vai antecipar pagamento dos aposentados em 2023?
Pouco mais de 34 milhões de segurados recebem anualmente duas parcelas do abono
A gestão do presidente Lula (PT) ainda não informou se haverá a antecipação do calendário do 13º do INSS. Atualmente lidando com o impasse da taxa de juros do empréstimo consignado, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, ainda não se manifestou sobre um possível adiantamento do benefício.relacionadas_esquerda
Nos últimos três anos, o pagamento do abono foi adiantado pelo governo federal devido à pandemia, mas a gestão do presidente Lula ainda não confirmou se a medida será adotada neste ano.
Com cerca de 36,4 milhões de segurados, o INSS paga anualmente em duas parcelas o abono para aqueles que se enquadram nas regras para receber.
Nos anos anteriores, quando houve a antecipação do pagamento, o valor foi depositado junto com os pagamentos de abril e maio. No entanto, para que o benefício possa ser adiantado, o governo precisa editar uma Portaria alterando as datas de pagamento.
No final do ano passado, o instituto divulgou o calendário completo dos pagamentos que vão ocorrer em 2023. Assim, os aposentados já podem consultar a data em que serão depositadas as duas parcelas do benefício, previsto para cair na folha de pagamento de agosto e novembro.
Publicidade