RISCO À SAÚDE
Anvisa apreende versões falsificadas de suplementos alimentares
Itens apresentam diferenças na cor das cápsulas e no layout da embalagem
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição de fabricação, distribuição, comercialização e propaganda de itens falsificados dos suplementos alimentares COQ-10 200mg; KRILL VIT; ÔMEGA 3 - EPA DHA e OMEGAFOR VISION, todos da marca Vitafor (Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda.).
A autarquia publicou a resolução no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24). Em nota, ela explica que a própria empresa responsável pelos produtos comunicou à agência a identificação de itens falsos circulando no mercado, sendo divulgados e comercializados em diversas plataformas eletrônicas de venda.
Foram disponibilizadas imagens para que seja possível identificar o produto falso, em comparação com o original. “Para saber diferenciá-los, é necessário ficar atento às características das embalagens e dos rótulos, pois, em algumas situações, as diferenças podem ser sutis. Há diferenças também nas características das cápsulas”, alerta a Anvisa.
A Anvisa explica que a principal diferença é que a Coenzima Q10 da Vitafor original (COQ-10 200mg) é apresentada em cápsulas gelatinosas moles na cor laranja. Já as versões falsificadas são cápsulas duras ou gelatinosas moles em outras cores.