ECONOMIA
FGTS Futuro: entenda o que é a nova modalidade avaliada pelo governo Lula
Programa oferece assistência para famílias de baixa renda conquistarem moradias próprias.O atual governo está estudando a possibilidade de liberar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) futuro para auxiliar a população de baixa renda na compra da casa própria. A nova medida pode começar a valer em março.
O que é FGTS futuro?
A nova modalidade foi criada em 2022, ainda no governo Bolsonaro, mas ainda não havia sido implantada. Ela permite que trabalhadores de baixa renda utilizem seus depósitos futuros no FGTS para amortizar ou liquidar dívidas relacionadas a imóveis no programa Minha Casa Minha Vida.
A iniciativa será inicialmente testada entre famílias da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, com renda mensal de até R$2.640, com planos de expandir para todas as faixas até R$8 mil.
A possibilidade de utilizar o FGTS como parte da renda familiar visa aumentar a capacidade de pagamento, reduzindo potencialmente as taxas de juros.
Para implementar essa modalidade, o conselho do FGTS deve aprovar as regras, permitindo que a Caixa Econômica Federal libere os fundos do FGTS do trabalhador.