ECONOMIA

INSS: novo teto de juros do consignado entra em vigor nesta segunda

Teto foi reduzido de 1,76% ao mês para 1,72% ao mês
Por Com Agências 11/03/2024 - 14:49

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil/Arquivo
Fila de atendimento no INSS
Fila de atendimento no INSS

Começa a valer nesta segunda-feira (11/3) o novo teto da taxa de juros de 1,72% ao mês para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esta é a sexta redução desde março de 2023. 

No caso do empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento, o teto foi reduzido de 1,76% ao mês para 1,72% ao mês. Para operações nas modalidades de cartão de crédito e de cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros passou de 2,61% ao mês para 2,55% ao mês.

O consignado é oferecido a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente. Por ser descontado diretamente na folha de pagamento, trata-se de uma opção de empréstimo fácil e com juro mais baixo. Pelas regras, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício. Bancos e instituições financeiras ficam proibidos de ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato