CONCURSO

Provas do ‘Enem dos Concursos’ começam a ser distribuídas

Cesgranrio vai disponibilizar os cartões de confirmação com o locais das provas
Por Agências 03/08/2024 - 15:39

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Ministra Esther Dweck anunciou detalhes sobre o concurso unificado
Ministra Esther Dweck anunciou detalhes sobre o concurso unificado

As provas do Concurso Público Nacional Unificado saíram, neste sábado (3), do local onde estavam armazenadas em segurança desde o adiantamento, em maio deste ano. A distribuição será feita com o apoio dos Correios para as mais de 220 cidades e as provas serão aplicadas no próximo dia 18 de agosto. O trajeto contará com a segurança de todos os órgãos que apoiam a execução do CPNU, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), secretarias estaduais de Segurança e Ministério da Justiça.

A partir da próxima semana serão disponibilizados no site da Cesgranrio os cartões de confirmação para que cada pessoa inscrita possa conferir o local onde participará do concurso.

A decisão de adiar o concurso foi tomada devido às chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. O “Enem dos Concursos”, como é chamado, será aplicado em 228 municípios e recebeu 2,14 milhões de inscrições. A prova está prevista para ser aplicada em 3.665 locais de todos os estados do país. São oferecidas 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.

Na ocasião de adiamento, Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em entrevista à imprensa esclareceu que já havia previsão no edital sobre desastres naturais, mas não contemplava esse ineditismo, tamanho o grau de desastre que atingiu o Rio Grande do Sul. Ao todo, dez municípios gaúchos teriam aplicação das provas, com 80,3 mil candidatos inscritos e outras 20 mil pessoas envolvidas em toda a logística do concurso no estado.

Como serão as provas

Matutino (2h30 de prova): nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
nível médio: provas objetivas (15 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova): nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
nível médio: provas objetivas (45 questões). As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino. O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Se o candidato sair antes, será eliminado do concurso.

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são: perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência; procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras; e procedimento de verificação documental complementar para indígenas. Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.


Encontrou algum erro? Entre em contato