Luto nas artes
Velório e sepultamento de Preta Gil vão ser realizados no Rio de Janeiro
Família providencia traslado do corpo da cantora que comoveu o país com a luta contra o câncer
O velório e sepultamento da cantora Preta Gil vão ser realizados no Rio de Janeiro, cidade onde a artista nasceu e desenvolveu grande parte de sua trajetória como artista. A informação foi confirmada pela assessoria de Gilberto Gil, pai da cantora. As datas, no entanto, dependem do processo de repatriação do corpo, já que a artista morreu em Nova York, onde fazia um tratamento experimental contra o câncer. A família trabalha, neste momento, para providenciar o translado.
O traslado de corpos depende da legislação do país onde a pessoa morreu e o meio de transporte que será utilizado. A transferência de corpos de brasileiros que falecem nos Estados Unidos para o Brasil envolve uma série de etapas burocráticas e pode custar caro.
Em 2025, os valores ultrapassam os R$ 50 mil, dependendo da distância, do tipo de transporte e dos serviços funerários contratados. Em julho, em decorrência da morte de Juliana Marins, que caiu de uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia, o presidente Lula alterou um decreto que impedia o governo federal de custear para o Brasil o translado de cidadãos mortos no exterior.
Segundo a nova regra, fatores como dificuldades financeiras e mortes que causam comoção são exceções e podem ser pagas pelo Ministério das Relações Exteriores.
A doença
Dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País, a cantora, atriz, empresária e apresentadora Preta Gil, 50, morreu no domingo, 20, por conta de complicações em decorrência da doença.
Desde janeiro de 2023, quando revelou o início do tratamento, ela emocionou o País ao expor com transparência a luta contra a doença por meio de procedimentos realizados no Brasil e nos Estados Unidos, o que incluiu cirurgias e tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Com mais de duas décadas de carreira na música desde o primeiro de seis álbuns, de 2003, Preta Gil é filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Ela também foi atriz de novelas e séries, apresentou programas de TV e registrou carreira como empresária.