COMBATE A COVID-19
Com dois meses de atraso, Ministério da Saúde envia respiradores para Alagoas

Os respiradores prometidos em abril pelo governo federal ao estado de Alagoas finalmente foram entregues. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 25, realizada pelo governador, Renan Filho e o secretário da Saúde, Alexandre Ayres.
O envio foi autorizado pelo ministro interino, Eduardo Pazuello. Foram enviados 15 respiradores convencionais e 15 respiradores de transporte para ambulância e áreas de estabilização.
“A ajuda é válida, mas precisamos que nos ajudem mais, pois pedimos 60 respiradores”, pontuou Renan Filho, informando que o material será distribuído hoje à noite a amanhã será testado.
Em abril, foi divulgado pelo secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres que o Ministério da Saúde (MS) estava procrastinando o prazo de entrega.
Segundo Ayres, o ministério estava dado prazos semanalmente sobre a entrega, mas que nunca acontecia. Para contornar o problema do atraso, o secretário ressaltou que o Estado fez a aquisição de 80 respiradores da Europa e da China.
Também em abril, o Ministério Público Federal (MPF-AL) e o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) questionaram o Ministério da Saúde, comandado por Nelson Teich, sobre o cronograma estabelecido para a entrega de 30 respiradores a Alagoas.
Publicidade