PANDEMIA
Renan Filho descarta comprar vacinas para imunização estadual
Governador diz que governo federal obriga a doação de 98% das vacinas adquiridas pelos estados
O governador Renan Filho descartou a possibilidade de comprar vacinas contra a covid-19 para imunizar a população alagoana. A informação foi repassada pelo gestor durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 19.
Segundo Filho, determinação do governo federal impede que o estado realize a imunização por conta própria. Sendo assim, 98% das vacinas adquiridas pelo Executivo estadual devem ser encaminhadas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) fazer a redistribuição.
Apenas 2% das vacinas seriam realmente destinados à população do estado que comprou os imunizantes. Devido a essa norma, segundo o governador, o investimento na compra de vacinas se tornaria inviável para o estado alagoano.
Na coletiva, Renan Filho ainda fez alerta sobre o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus, mas até o momento, considera que não há necessidade de fechamento do comércio. Para frisar a importância da prevenção, informou também que o Butantan deverá enviar, apenas, um terço das doses previstas para os estados.
Sobre a volta às aulas, o secretário de Educação do estado, Fábio Guedes, que participou da coletiva, reforçou que as atividades devem retornar no dia 1º de março e que as escolas estão preparadas sanitariamente para receber os estudantes.
Publicidade
Continua após a publicidade