AMEAÇA DE COLAPSO

Taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 82% em Alagoas

Estado tem cinco hospitais sem disponibilidade de vagas para pacientes graves de Covid-19
Por Tamara Albuquerque 10/03/2021 - 18:55

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
UTI destinada a pacientes com Covid-19 estão com capacidade esgotada em cinco hospitais
UTI destinada a pacientes com Covid-19 estão com capacidade esgotada em cinco hospitais

Alagoas registra nesta quarta-feira (10) a taxa de ocupação de 82% dos leitos de UTI para pacientes com covid-19, percentual igual ao apresentado pelo estado de São Paulo. Dos 310 leitos de tratamento intensivo no estado, incluindo rede pública e contratualizados, 254 estão ocupados, sendo que no interior a ocupação nessas unidades é ainda maior: 83% do total dos leitos.

Em cinco hospitais de Alagoas as UTI estão lotadas, sem nenhum leito disponível. É o caso do Hospital Universitário, em Maceió; Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos; Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios e Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema. O Hospital Helvio Auto, no bairro do Trapiche, tem apenas um leito de UTI adulto, mas está com 3 pacientes no setor.

Toda rede hospitalar de Alagoas vive o risco de um colapso em relação a ocupação nas UTIs para pacientes com Covid-19. No Hospital da Mulher, que é referência para os pacientes infectados pelo coronavírus, a UTI está com ocupação de 92% dos leitos. O Hospital Veredas, recém-contratualizado pelo governo, já tem ocupação de 80% na UTI; Unidade de Emergência do Agreste tem ocupação de 93%; Hosp. Reg. N.S.do Bom Conselho, em Arapiraca, tem 90%; Hospital Chama, também em Arapiraca, tem 93% dos leitos de UTI ocupados.

O coronavírus varre o estado, mas a população continua a relaxar as medidas de proteção, especialmente o distanciamento social e o uso da máscara. O boletim epidemiológico desta quarta-feira aponta 137.339 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia em Alagoas, com 3.134 óbitos por covid-19. Hoje, 13.811 pessoas aguardam resultados de exames para saber se foram infectadas com o vírus e mais 16 vítimas não resistiram ao agravamento da doença e faleceram.



Encontrou algum erro? Entre em contato