VACINA CONTRA COVID-19
Confira os novos públicos que podem ser vacinados neste sábado em Marechal

A Prefeitura de Marechal Deodoro está dando continuidade na vacinação contra a covid-19. Neste sábado, 24, o dia “D” de vacinação abrangerá novos públicos. Deverão se vacinar profissionais da saúde de 40 a 59 anos; pessoas de 59 com comorbidades e a segunda dose dos usuários que tomaram a vacina Coronavac no dia 03 de abril. As ações de vacinações, que acontece das 08h das 18h, são divididas em três pontos, sendo dois fixos e um Drive-Thru.
Além do tradicional Drive-Thru de Vacinação contra a Covid-19, que acontece no Trevo da Praia do Francês, os dois pontos fixos continuarão disponíveis para a população: na Escola Governador Luiz Cavalcante (prédio da faculdade), em Taperaguá, e na UBS Recanto da Ilha, na Barra Nova.
Segunda dose da CoronaVAc
Neste sábado (24) também se completará a imunização de todos os usuários que tomaram a vacina Coronavac no dia 03 de abril. Para este público, além dos documentos pessoais e cartão do SUS, é obrigatório apresentar o cartão de vacina comprovando a primeira dose.
Profissionais da saúde
Poderão se vacinar todos profissionais da saúde residentes em Marechal Deodoro, dentro da faixa etária de 40 a 59 anos. Para esta categoria, a vacinação ocorrerá, exclusivamente, na Escola Governador Luiz Cavalcante (Prédio da Faculdade), em Taperaguá.
Se encaixam nesta categoria trabalhadores que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias, cuidadores de idosos, doulas e parteiras. Com isso, podem ser vacinados profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.
A categoria também compreende os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.
Para a vacinação, além do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, os profissionais de saúde deverão portar cópia da declaração que comprove vínculo empregatício ou carteira de trabalho que comprove vínculo ativo. Para trabalhadores autônomo, é necessário levar certidão do conselho de classe em regularidade.
Pessoas de 59 anos com comorbidades
A novidade é a vacinação de pessoas com 59 anos que tem comorbidades: pneumopatias crônicas graves, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, Síndrome de Down, Cirrose hepática. Entretanto, é necessário ter atenção aos tipos de comorbidades, pois, neste momento, a vacinação é destinada para algumas especificidades das doenças.
Para comprovar a comorbidade, o usuário poderá levar uma prescrição médica contendo a condição que justifica a imunização; exames específicos que estabelecem o diagnóstico; relatório médico; receitas para terapêutica específica de condições descritas; cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde.
Publicidade