AO MEIO-DIA

Renan Filho anuncia novo decreto para enfrentamento da covid-19

Setor produtivo pede flexibilização nas medidas de isolamento social
Por José Fernando Martins com assessoria 27/04/2021 - 08:18
Atualização: 27/04/2021 - 08:30

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Renan Filho durante coletiva
Renan Filho durante coletiva

O governador de Alagoas Renan Filho concede entrevista coletiva nesta terça-feira, 27, a partir das 12h, para tratar da situação epidemiológica do estado em relação à covid-19 e das medidas de enfrentamento à pandemia.

A coletiva poderá ser acompanhada ao vivo através dos canais oficiais do Governo de Alagoas no Facebook (Governo de Alagoas) e no Instagram (@governodealagoas).

Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou que o mês de registrou redução no número de pacientes internados com a covid-19 nos leitos exclusivos para o tratamento da doença. 

Além de o avanço da Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus, a Sesau informou que abriu novas vagas para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) diagnosticados com covid-19.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, Alagoas tem colhido resultados no enfrentamento à pandemia.

A queda nas internações refletiu na taxa de ocupação de leitos, com um total de 52% de vagas ocupadas para o tratamento da doença. A taxa de leitos em UTI que está ocupada também teve uma redução, passando agora para 76% de ocupação.

Flexibilização

A diretoria da Associação Comercial de Maceió esteve reunida na segunda-feira com o secretário Rafael Brito, secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedetur) entregando uma carta assinada por dezenas de entidades do setor produtivo pedindo a flexibilização nas medidas de isolamento social adotadas pelo governo estadual. 

O novo decreto com as regras para o comércio será editado nesta terça-feira. A entidade sugeriu mudanças nos horários de funcionamentos:

- Lojas localizadas no bairro do Centro, das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, e, aos sábados, das 9h às 13h;
- Lojas de rua e galerias, das 10h às 19h, de segunda-feira aos sábados;
- Shopping centers, das 11h às 20h, de segunda-feira a sábado;
- Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, das 5h às 22h, de segunda a sábado, e das 5h às 16h, aos domingos, podendo funcionar após esses horários de término, por serviços de entrega e na modalidade “Pegue e Leve”.

O presidente Kennedy Calheiros, reforçou a importância dessa flexibilização e a busca de uma convivência minimamente harmônica entre saúde e economia, certo de que a prioridade sempre será a defesa da vida e a saúde da população. "É preciso alcançar um equilíbrio para não aumentarmos o abismo criado pela Covid com tanto desemprego. Para se ter uma ideia, este mês de abril teremos 15 dias fechados, quando estamos totalmente adequados no distanciamento, higienização e horários", afirmou.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato