BOLETIM EXTRAORDINÁRIO

Fiocruz: número médio de leitos de UTI para covid-19 ocupados cai em Alagoas

Por Bruno Fernandes 29/04/2021 - 14:18

ACESSIBILIDADE

Congresso em Foco
Pacientes mais jovens vêm ocupando mais leitos de hospitais
Pacientes mais jovens vêm ocupando mais leitos de hospitais

O Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nessa quarta-feira, 28, aponta uma queda no número médio de casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos, em Alagoas.

De acordo com o documento, Alagoas saiu da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário em relação ao número de leitos ocupados (de 83% para 76%), mas os valores, no entanto, ainda permanecem em patamares preocupantes, segundo a instituição.

Na visão dos pesquisadores do Observatório, o quadro atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020, porém com números muito mais elevados de casos graves e óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país.

“Esse conjunto de indicadores, que vêm sendo monitorados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, mostram que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo nas próximas semanas”, diz o levantamento.

Ainda de acordo com o Boletim, comparando-se as taxas de ocupação de leitos de UTI de adulto obtidas no dia 26 de abril com aquelas do dia 19 de abril de 2021, observa-se que se mantém a tendência de queda do indicador em quase todo o país, embora lentamente e ainda em patamares predominantemente críticos.

"As taxas de ocupação de leitos de UTI no país continuam indicando um quadro crítico, que embora venha melhorando lentamente, ainda envolve dificuldades de acesso de pacientes de Covid-19 a cuidados complexos necessários", conclui.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato