Secom Maceió
Outras pessoas 68.923 ainda não compareceram para tomar a dose de reforço
Em Maceió, 94.561 pessoas estão com o ciclo vacinal incompleto. De acordo com a análise feita na segunda-feira (6) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), essas pessoas estão com mais de 15 dias de atraso para tomar a segunda dose e outras 68.923 para a dose de reforço.
No primeiro caso, a maioria dos faltosos são pessoas jovens, de 18 a 29 anos. Com 38.124, esse grupo corresponde a 40,32% dos que estão em atraso.
As faixas etárias sucessivas – 30 a 39 anos (24.905 – 26,34%) e 40 a 49 anos (15.044 – 15,91%) constituem segundo e terceiro maiores grupos de faltosos para completar a imunização.
Quase 90% dos maceioenses estão vacinados com pelo menos uma dose e 83,26% estão imunizados com duas doses ou com a vacina de dose única.
Dose de reforço
Para a dose de reforço há 68.923 pessoas com atraso, o que representa 32,93% das pessoas que já completaram o prazo de 5 meses necessários entre a segunda e a terceira dose. Deste total, o número de atrasados é maior nas faixas etárias de 61 a 65 anos (17.119 – 24,84%) e 66 a 70 anos (14.824 – 21,51%).
Diante desse cenário, a Prefeitura de Maceió reforça o pedido para que as pessoas que estão atrasadas para completar a imunização com a segunda ou terceira doses das vacinas contra a Covid-19.
Quem pode se vacinar?
Em Maceió, podem tomar a primeira dose pessoas a partir dos 12 anos. A segunda dose está disponível para quem já completou oito semanas da primeira dose. Já a terceira dose, pode tomar quem completou a imunização com as duas doses de Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer há cinco meses. As pessoas imunossuprimidas podem tomar a dose de reforço 28 dias após a segunda dose.
A vacinação em Maceió acontece de segunda a sábado em quatro pontos fixos, no horário de 9h às 21h no Maceió Shopping e das 9h às 16h no Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal de ônibus do Osman Loureiro (Clima Bom).
De segunda a sexta-feira, exceto feriados, a vacinação também está sendo aplicada em 20 unidades de saúde de todas as regiões de Maceió, sendo uma em cada Distrito Sanitário com horário estendido das 8h às 21h e doze das 8h às 17h.
Unidades de saúde que funcionarão de segunda a sexta, das 9h às 21h
- Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra); - Durval Cortez (Prado); - Pitanguinha; - Antônio de Pádua (Petrópolis); - José Tenório (Serraria); - Hamilton Falcão (Benedito Bentes); - Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes); - Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).
Unidades de saúde que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 16h
- II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço); - Roland Simon (Vergel); - Unidade Docente Assistencial Cesmac (Farol); - José Guedes de Farias (Conjunto Medeiros Neto, Santa Amélia); - Cláudio Medeiros (Rio Novo); - São Jorge; - Paulo Leal (Feitosa); - Aliomar Lins (Benedito Bentes); - Arthur Ramos (Henrique Equelman); - Pimentel Amorim (Salvador Lyra); - Marlene Lanverly (Santa Lúcia); - UDA Unit (Cruz das Almas).
Cenário brasileiro
Até outubro deste ano, mais de 18 milhões de brasileiros estavam com a 2ª dose da vacina contra a covid-19 atrasada. Em nota, o Ministério da Saúde enfatizou que, para obter a máxima proteção oferecida pelos imunizantes, é preciso tomar as duas doses da vacina.
“A recomendação da pasta é para que os brasileiros completem o ciclo vacinal mesmo se o prazo para a segunda dose estiver atrasado”, acrescentou o ministério.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.