COVID-19
Ministério da Saúde confirma vacinação de crianças de 5 a 11 anos
Nota da pasta diz que imunização terá início em 10 de janeiro
O Brasil vai vacinar crianças de 55 a 11 anos de idade contra a Covid-19 a partir do próximo dia 10 de janeiro. A decisão ainda será anunciada, mas já foi confirmada através de nota do Ministério da Saúde ao portal Metrópoles. A pasta promove uma consulta pública sobre o tema, depois do ministro Marcelo Queiroga afirmar que ainda não havia consenso.
“Conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas. No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro“.
No último dia 16 deste mês, o imunizante da Pfizer já foi aprovado para o público de 5 a 11 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ministro Marcelo Queiroga, por sua vez, afirmou que a vacinação será feita, apenas com receita médica – ao que estados já se manifestaram contrários – priorizando crianças com comorbidade.
A avaliação técnica realizada pelo órgão regulador concluiu que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, podendo ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Durante o anúncio, a Anvisa esclareceu que a vacina aprovada para a imunização das crianças de 5 a 11 anos é diferente daquela utilizada para a vacinação das pessoas maiores de 12 anos.
A vacina que será aplicada nas crianças de 5 a 11 anos terá o equivalente a um terço da fórmula “padrão” (10 microgramas por dose) e será identificada com uma tampa laranja. Até o momento, este imunizante não está disponível no Brasil.