SEIS DIAS

Casos em investigação para covid-19 aumentam mais de 100% em Alagoas

Boletim informa que 4.947 pessoas no estado aguardam exames laboratoriais que detectam a presença do coronavírus
Por Tamara Albuquerque 07/01/2022 - 13:49

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Estado tem um total de 235.490 pacientes recuperados da covid-19
Estado tem um total de 235.490 pacientes recuperados da covid-19

O número de pessoas que aguardam resultados de exames (RT-PCR) que detectam a presença do coronavírus subiu mais de 100% em menos de uma semana no estado. No primeiro dia do ano, o boletim epidemiológico divulgado pela pasta da Saúde registrava 2.489 casos em investigação, na nesta quinta-feira, 6, esse quantitativo subiu para 4.947 pessoas à espera do diagnóstico. O boletim é divulgado diariamente no final da tarde pela Secretaria de Estado da Saúde.

A tendência é que o número de casos nesta situação aumente, já que na próxima semana serão manifestados sintomas mais comuns da doença naquelas pessoas quem se expuseram ao vírus no réveillon, segundo informou ao EXTRA o infectologista Fernando Maia, que participa do grupo de trabalho de enfrentamento ao coronavírus no estado.

Atualmente existem em Alagoas 235.490 pacientes recuperados da covid-19. O número é uma estimativa realizada com base no tempo decorrido a partir do início dos sintomas e a evolução de cada caso. Segundo o infectologista, entram no cálculo os pacientes que tiveram início de sintomas há pelo menos 14 dias, não evoluíram a óbito e não se encontram em internação hospitalar.

Uma limitação a ser considerada nessa estimativa é o fato de ser possível a existência de pacientes que, mesmo se enquadrando nos critérios, ainda estejam em acompanhamento, assim como há a possibilidade de se atingir a recuperação antes do período de 14 dias. Até ontem, o total de casos confirmados era 242.367 e 6.385 óbitos. Os dez municípios com maior taxa de incidência de casos de covid-19 em relação à população total são, pela ordem crescente, Arapiraca, Marechal Deodoro, Pilar, Santana do Ipanema, Quebrangulo, Palestina, Maceió, Jacaré dos Homens, Anadias e Cacimbinhas.


Encontrou algum erro? Entre em contato