REFORÇO
Alagoas terá acesso a 229 mil testes rápidos para detecção do coronavírus
Ministério da Saúde confirma envio de 15 milhões para todos os estados
Alagoas vai receber 229.568 testes rápidos de antígenos para detecção do coronavírus. A remessa, segundo o Ministério da Saúde, ocorrerá a partir desta sexta-feira, 14, para todos os Estados. Serão distribuídos mais de 15 milhões de testes a mais de 2 mil municípios.
O anúncio da entrega de remessas acontece depois de cerca de 2.100 municípios apresentarem, no dia 5 de janeiro, um ofício ao Ministério solicitando apoio para que as cidades tivessem melhores estruturas para testagens no atendimento ambulatorial.
Os testes serão utilizados em indivíduos sintomáticos suspeitos de covid-19; para indivíduos participantes de surtos de covid-19, sintomáticos ou não, e para contatos de casos suspeitos ou confirmados de covid-19; para qualquer indivíduo, com sintomas ou não, independente do estado vacinal ou idade, principalmente para aqueles com maior risco de contaminação.
Segundo o Ministério, a quantidade de testes disponibilizadas aos Estados e ao Distrito Federal “se baseiam em critério populacional”.
Os testes rápidos são o maior critério para diagnóstico laboratorial da covid-19 em Alagoas, segundo aponta o boletim epidemiológico da Saúde no estado. Até ontem, 12, foram realizados no estado 145.828 testes rápidos que confirmaram a infecção pelo vírus e 80.615 RT-PCR. Outros 3.459 diagnósticos positivos foram foram realizados através de exame sorológico desde o começo da pandemia.
Publicidade