COMBATE À COVID

Presidente da AMA alerta para falta de medicamentos em municípios

Hugo Wanderley pede que secretários de saúde revejam contratos com distribuidoras de medicamentos
Por José Fernando Martins com AMA 17/01/2022 - 12:13
Atualização: 17/01/2022 - 14:33

ACESSIBILIDADE

Assessoria AMA-AL
Hugo Wanderley, presidente da AMA
Hugo Wanderley, presidente da AMA

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, fez um alerta aos prefeitos e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sobre o que as prefeituras devem enfrentar até o mês de junho no combate à covid-19. 

Aos gestores, Wanderley pediu atenção para uma possível falta de medicamentos e insumos, já que, segundo o presidente da associação, diversas empresas têm feito cancelamento de pedidos. Para não comprometer o atendimento, recomendou que os secretários de saúde comuniquem aos prefeitos quanto às estruturas da pasta.

Já à Sesau, ele pediu atenção quanto ao período mais crítico da covid, que pode ir até a primeira quinzena de junho, aliado ao surto de influenza e a possibilidade ao aumento de casos de dengue. As declarações ocorreram hoje, 17,  em reunião semanal com secretários de saúde e representantes da pasta estadual.

Com os bons resultados apresentados como resultado do dia D de vacinação, no sábado, 15, o presidente da AMA disse que os gestores estão “totalmente” empenhados em avançar com novas ações. 

"A AMA vai continuar orientando, ao lado dos órgãos responsáveis, para que o esquema vacinal seja totalmente cumprido através de um acompanhamento permanente. Além desse foco, secretários de saúde já se preparam para a vacinação pediátrica, das crianças de 05 a 11 anos completos e com comorbidades", informou via assessoria.

Durante o encontro, o superintendente de Vigilância da Saúde, Herbert Charles disse que os municípios estão cumprindo as demandas e que, em uma semana, mais de 100 mil doses foram liberadas. Os dados do localiza SUS, até dia 14 (números do dia D de vacinação ainda não foram computados) mostram um grande crescimento da vacinação, com melhora dos indicadores em todas as cidades. 

Hoje, quinze cidades estão com índice igual ou superior a 90% no esquema completo na população vacinada. As reuniões semanais vão continuar acontecendo para que os órgãos possam avaliar ações, dados e a realidade de cada cidade.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato