MACEIÓ
Unidades de Síndromes Gripais 24h registram alta nos atendimentos

Em virtude do aumento de casos de síndromes gripais, a Secretaria de Saúde de Maceió, reabriu nessa quinta-feira (20) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos), que funciona 24h para atendimentos exclusivos para síndromes gripais. Já a Unidade de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes), que já funciona com o Corujão da Saúde, de 7h às 21h, também passa a atender 24h a demanda de síndromes gripais em ala específica.
Segundo o diretor da UBS Jorge Duarte Quintela, João Paulo Calheiros, a busca por atendimentos no local tem sido alta. “Ao chegar na Unidade para o atendimento, os usuários passam por uma triagem com a equipe de enfermagem e são encaminhados para o atendimento médico. A maior demanda que estamos registrando por aqui é pela realização de testes rápidos. Até o momento, já realizamos 66 testes e 38 deles deram positivo”, destaca.
Já a diretora administrativa da UBS Aliomar Lins, Paula Elana Sousa, relata que a procura por atendimentos na Unidade está aumentando de forma gradativa. “Como não estamos com a realização de testes, a procura é um pouco menor. Mas, o restante do atendimento está sendo realizado, com a triagem, verificação das condições de saúde do paciente, seus sinais vitais. Todos são assistidos por nossos profissionais, com a prescrição de medicamentos e o encaminhamento para os locais onde estão sendo realizados os testes rápidos”, afirma.
Enquanto que a UBS Jorge Duarte Quintela funciona exclusivamente para o atendimento de síndromes gripais, a UBS Aliomar Lins funciona com três tipos de atendimentos. São eles:
– 7h às 17h – O atendimento é específico de Estratégia de Saúde da Família (ESF), ou seja, para aquela área cadastrada e coberta pela unidade de saúde;
– 17h às 21h – Corujão da Saúde (já estava funcionando) - atendimento médico geral, sem especificar região de atendimento;
– Atendimento 24 horas – Apenas para síndromes gripais. Os profissionais farão triagem na entrada da unidade e haverá área específica para este tipo de atendimento.