EDUCAÇÃO

Alagoas mantém aulas presenciais apesar do avanço da covid-19

Por Tamara Albuquerque com Agência Brasil 02/02/2022 - 08:36
Atualização: 02/02/2022 - 08:44
A- A+
Agencia Brasil
Escolas retomam atividades e exigem respeito a protocolos sanitários
Escolas retomam atividades e exigem respeito a protocolos sanitários

Mesmo com a explosão dos casos de covid-19 causada pela disseminação da variante Ômicron, a maioria dos estados iniciou, ou vai começar, o ano letivo com aulas presenciais. É o que mostra levantamento realizado pela Agência Brasil.

Nos estados em que o calendário está mantido com atividades nas escolas, são adotados protocolos como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel, medição da temperatura dos estudantes e trabalhadores e distanciamento mínimo entre carteiras. Em Alagoas, a rede pública estadual reinicia as aulas na próxima segunda-feira, dia 7, na forma presencial em todas as escolas, respeitando as medidas de enfrentamento à covid-19. 

A Secretaria de Educação informou que, durante o ano letivo, realizará trabalho conjunto com o Ministério Público de Alagoas, o Conselho Tutelar e secretarias municipais de Saúde, para monitoramento de alunos que ainda não tenham sido vacinados. Segundo a secretaria, a campanha de conscientização e incentivo não impedirá o estudante não vacinado de participar presencialmente das aulas.

A maioria dos estados do Nordeste reinicia as aulas este mês. Em outras regiões, alguns estados resolveram adiar o início das aulas em razão do crescimento dos casos de covid-19 e da situação epidemiológica local. Foi a decisão tomada pelos governos do Amazonas e do Rio Grande do Norte. A vacinação dos alunos é trabalhada na maioria da vezes como recomendação. Alguns estados, como São Paulo, Ceará, Amapá e Paraíba, vão exigir comprovação de conclusão do ciclo vacinal para a frequência às aulas.

Os critérios para exigência de comprovante de vacinação contra covid-19 variam, o que inclui distintas faixas etárias, prazos (imediatos ou com tempo para regularização) e diferentes tipos de consequências (algumas são recomendações, enquanto outras não impedem a participação nas aulas).

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato