REELEIÇÃO

Eleições 2024: Sem sabatinas ou debates, veja como foi a campanha de JHC

EXTRA entrevistou o analista político Marcelo Bastos para balanço da campanha de JHC
Por Arthur Fontes 06/10/2024 - 20:05

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Reprodução/Instagram/@rafaelbrito15
JHC ausente do debate da TV Gazeta
JHC ausente do debate da TV Gazeta

A campanha à reeleição do prefeito de Maceió, JHC, teve ausência de sabatinas e debates tradicionais. Em vez de participar desses formatos, o prefeito focou em uma estratégia digital, utilizando fortemente as redes sociais e reforçando seu contato direto com o eleitorado jovem. Além disso, JHC realizou uma série de visitas a escolas da capital alagoana. JHC foi reeleito com mais de 83% dos votos válidos.

O uso das redes sociais, principalmente Instagram e TikTok, tornou-se central em sua campanha. JHC, que é o político alagoano com maior número de seguidores nas plataformas digitais, fez da interação online uma via de mobilização e comunicação direta com o eleitorado. Vídeos, lives e publicações dinâmicas foram parte da estratégia para manter o engajamento durante o curto período de campanha, que durou 45 dias.

O analista político Marcelo Bastos analisou o cenário da campanha de JHC, destacando a popularidade consolidada do atual prefeito. Segundo Bastos, JHC já era uma figura pública de grande notoriedade em Maceió, com um histórico de eleições bem-sucedidas como deputado federal, sendo o mais votado no estado nas eleições de 2014 e 2018. "Ele teve, na última eleição para deputado federal, só em Maceió, 90 mil votos. Então ele é extremamente popular", disse Bastos.

Além disso, pesquisas eleitorais ao longo da campanha mostraram JHC em uma situação confortável, com mais de 70% das intenções de voto na pesquisa estimulada e até 80% nos votos válidos. Essa vantagem levou o candidato a optar por não participar de debates

"Nenhum político que está bem nas pesquisas vai a debates. Não foi o Lula, não foi Renan Filho. Isso já é uma praxe", explicou Bastos. Segundo ele, candidatos com grande vantagem nas pesquisas não sentem a necessidade de participar de debates, ao contrário de adversários menos conhecidos, como Rafael Brito, que busca maior visibilidade.

Bastos também ressaltou que JHC construiu sua popularidade ao longo de sua carreira política e que a campanha atual é um reflexo desse histórico. "Essa popularidade não foi construída nesta eleição, que é uma campanha curta, de 35 dias de guia eleitoral e 45 dias de campanha propriamente dita. Ele já construiu isso ao longo de sua trajetória, principalmente em Maceió." Com essa base consolidada, JHC pode, inclusive, alcançar ou superar o recorde de votação do ex-prefeito Cícero Almeida, que foi reeleito em 2008 com 81% dos votos válidos.

Assim, a ausência de sabatinas e debates não afetou negativamente a campanha de JHC, que apostou em um formato de comunicação moderna, diretamente conectado ao público-alvo por meio das redes sociais e engajamento com o eleitorado mais jovem.

Em um debate realizado pela CBN Maceió, no dia 2 de setembro, Lobão e Rafael Brito se uniram para fazer críticas à JHC. Brito acusou o atual prefeito de priorizar a popularidade nas redes sociais em detrimento das necessidades reais da população. O candidato do MDB também sugeriu que a ausência de JHC no debate foi uma estratégia para evitar perguntas incômodas.

Já Lobão, fez críticas ao patrocínio de R$ 8 milhões dado por JHC à escola de samba Beija-Flor, que homenageou Maceió no carnaval deste ano. 

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